top of page

Segurança

Segurança cibernética é a prática de proteger sistemas essenciais e informações sensíveis contra ataques digitais. É o que vai prevenir ou amenizar os danos que podem ser causados por criminosos cibernéticos.

Um dos principais riscos é achar que eles não existem. Avalie seus riscos e esteja preparado para o inesperado.

Além da especial tecnologia e dos necessários equipamentos digitais, os pilares e princípios da cibersegurança ou segurança da informação devem ser estendidos para todos profissionais da área, responsáveis por sistemas de dados de empresas de todos os portes.

Sempre enfatizamos, uma estratégia de segurança eficaz engloba muito mais do que apenas tecnologia; requer uma combinação de conscientização do usuário, protocolos robustos e governança vigilante.

Destacamos os princípios fundamentais que sustentam todos os aspectos de segurança e devem ser inegociáveis, pois formam o coração de uma arquitetura robusta de segurança cibernética:

 

Confidencialidade

Garantir que o dado ou a informação seja vista só por quem tem permissão de acesso, pessoas autorizadas, mantendo o grau de confidencialidade. Por exemplo atribuindo níveis de acesso de acordo com as funções e responsabilidades de cada usuário. Além disso, é importante adotar medidas de proteção, como criptografia de dados, autenticação de dois fatores e verificação biométrica, para garantir que informações sensíveis estejam seguras, ou seja, que os dados sejam mantidos a salvo de olhares indiscretos.

 

Integridade

Garantir que o dado, informação ou arquivo seja integro e não tenha sofrido nenhuma alteração ou manipulação, como por exemplo somas de verificação, funções de HASH e assinaturas digitais ajudam a garantir a autenticidade e integridade de um documento, garantindo que os dados sejam confiáveis.

 

Disponibilidade

Visa garantir que os dados e informações estejam sempre disponíveis quando necessários. Para isso, é necessário adotar medidas como backup e redundância, manutenção de hardware, a execução de reparos imediatos e a garantia da conectividade de rede, a fim de garantir que os dados possam ser recuperados em caso de falhas ou ataques e que possam ser acessados.

 

Autenticidade

Define que a informação esteja sendo enviada de uma fonte legítima e segura. Isso envolve a adoção de medidas como a autenticação de usuários, o uso de certificados digitais e a adoção de protocolos de segurança, como o HTTPS.

51GzRPOLb3L._AC_.jpg
bottom of page